Maria Brand de Oliveira Arruda nasceu em Porto Feliz, terra da partida das Monções, em 1915. Em 1917, quando tinha 2 anos, sua família mudou-se para Guarulhos, onde radicou-se até 2007, considerando esta como sua terra natal.

Aos 12 anos de idade ganhou um piano de seu pai, e o professor Cambeges vinha a sua casa lecionar. Quando completou 14 anos começou a estudar com o inesquecível Mário de Andrade, professor de piano e catedrático em História da Música, um dos expoentes da Semana da Arte Moderna, de quem foi aluna no conservatório Dramático e Musical de São Paulo, tendo se formado em 1935. Porém, já em 1932, quando perdeu seu pai, começou a lecionar pra valer; teve alunos na Av. Paulista, na Liberdade e nas Perdizes, onde ministrava aulas de piano.

Lecionando durante todos esses anos, três gerações de dezenas de alunos passaram por suas mãos. Teve em Mário de Andrade, além de mestre, um amigo e conselheiro.Realizada profissionalmente, seus cabelos brancos refletiram os anos que dedicou à Música. Faleceu, aos 92 anos, em 21 de agosto de 2007.

Tvweb
COLÉGIO MARIA BRAND
Av. João Cavalari, 272 - Ponte Grande - Guarulhos/SP - Tel.: (11) 2421 2978 - Fax.: (11) 2421 3433